sexta-feira, 3 de agosto de 2007

SINERGIA COMPARADO AOS HISTÓRICOS SINDICATOS PELEGOS


Prezado companheiro Alex:

Fico chocado em receber de você, em primeira mão, esse comunicado de "posse" .É que, a meu ver, este ato encerra uma etapa do triste fenômeno de consolidação do neo-peleguismo no Sinergia, como já discutido neste espaço e como passarei a explicar.
Detentor de uma história de heróicas lutas em prol do sindicalismo combativo e independente (tive a honra de participar de uma parte das mesmas), o Sinergia, desde a privatização da Coelba, veio passando por um processo de gradativo abandono dos princípios da luta classista. Processo de decadência que não faz justiça à tradição daquele que já foi tido como um dos mais combativos sindicatos da Bahia. Na ausência de uma ação das bases da categoria - estas colocadas na defensiva pelos atos dos novos patrões privados, a direção sindical se manteve burocraticamente no controle do aparelho sindical, através de sucessivas reeleições sem disputas. De tal forma que, alguns dos atuais dirigentes, lá estão há cerca 20 anos - e nesse aspecto repetem o feito de antigos pelegos, como Joaquinzâo e outros.
Mas a luta de classes tem a sua dinâmica. A continuidade dos atos de endurecimento da direção da empresa, sem uma correspondente reação à altura da direção sindical, veio forçando o surgimento de uma insipiente reação das bases, manifestadas em assembléias e mobilizações específicas. Nas eleições para a gestão anterior, foi tentada a organização de uma chapa de oposição, sem êxitos. Mas o movimento de base cresceu, criando os pressupostos para que, nas eleições de agora, uma chapa com condições de concorrer fosse organizada e inscrita.
Senti-me honrado ao ser eleito pela assembléia da categoria para compor a Comissão Eleitoral
encarregada de dirigir o processo. Sem informações mais precisas sobre o real grau de abandono dos princípios do sindicalismo cutista por parte da direção sindical, vislumbrei a oportunidade de contribuir com o rearmanento do Sinergia, num momento por excelência de discussão de proposta e alternativas.
A ilusão durou pouco. Quando se constatou que as eleições não obtivera o quorum estatutário no primeiro turno, a direção sindical não teve escrúpulos em mostrar as suas unhas, utilizando-se de todo o tipo de manobras a artimanhas para evitar uma segunda eleição. Por contar com a simpatia da maioria da Comissão Eleitoral, conseguiu o seu intento. Mas estão enganados se pensam que saíram legitimados. Ao contrário, foram desmascarados, fato que todo o esforço que estão fazendo agora com essa "festa de posse" não conseguirá esconder.
Os neo-pelegos encerram esse triste ato com o comunicado abaixo, onde mais uma vez utilizam-se de manobras. Diz que "A direção foi empossada pelo coordenador da comissão eleitoral, Euthímio Pimenta". Ora, em nenhum momento a Comissão Eleitoral teve a figura do "coordenador". O Sr. Pimenta, foi um membro da Comissão entre 7 (sete), podendo isso ser constatado pelas atas e documentos assinados pela mesma. Ao deixar de convocar a totalidade da Comissão mas tão somente um dos seus membros, para forjar uma "posse legítima", a direção do Sinergia dá mais uma demonstração do seu autoritarismo e descaso para com a categoria que pretende representar. Resta esperar que a categoria, no momento certo, dê o merecido troco.
Saudações,
Orlando Mirando (Engenheiro aposentado da Coelba, Membro da Comissão Eleitoral, Presidente da 13ª Zonal - PT, Rio Vermelho)

----- Original Message -----
From: Ivan Alex Teixeira Lima
From: Paulo de Tarso Subject: POSSE SINERGIA
Date: Wed, 1 Aug 2007 09:53:28 -0300 (ART)
Companheiros,
Ontem,31/07,às 19 hs,na Sede do Sinergia, aconteceu a solenidade de posse formal da nova direção do Sindicato, "EXPERIÊNCIA LUTA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE", que exercerá o mandato para o triênio 2007/2010.
A direção foi empossada pelo coordenador da comissão eleitoral,Euthímio Pimenta, e contou a presença do Presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, além de diversos sindicalistas.
A posse festiva acontecerá no dia 08/08 às 19:30hs do Sinergia será uma satisfação contar com a presença de todos nossos associados.Já está confirmada a presença do Presidente da CUT NACIONAL,Arthur Henrique,e os participantes do 7º Encontro Nacional dos Urbanitários, que será realizado em Salvador-Ba.
SINDICATO É COISA SÉRIA !

Um comentário:

Anônimo disse...

Companheiros,

Venho acompanhando a situação da eleição do Sinergia Bahia aqui de São Paulo e o email do Orlando reflete a crise de identidade que passam os sindicatos, ou seja, defender os trabalhadores ou o patrão (governo).

No caso do Sinergia ainda é pior porque a escolha deles está sendo a defesa dos interesses das empresas seja ela privada ou estatal, o que demonstra que o peleguismo está entranhado no sindicato e só a eleição verdadeira e transparente poderá transformar e expurgar estes NEO-PELEGOS da vida sindical.

Ricardo Brás
São Bernardo-SP